Icone do Whatsapp
Icone do Whatsapp

WhatsApp:

(21) 9.7390-9540
Entre ou Cadastre-se

0 Itens

Blog

Qual o segredo dos doces sem açúcar?

quarta, 24 de junho de 2020 às 10:00:00

Qual o segredo dos doces sem açúcar?

 

Comer doces, é um dos prazeres que temos na vida, não é mesmo? Seja na sobremesa ou em um lanche rápido. 

Eles têm o poder de ativar as áreas do nosso cérebro ligadas ao bem-estar e felicidade. Mas como nada na vida é tão simples, alimentos ricos em açúcar causam diversos problemas de saúde, distúrbios no metabolismo, entre outros.

Então simplesmente paramos de comer esses alimentos gostosos? Claro que não! É por isso que existem diversas opções de doces zero açúcar e até zero calorias!

Mas você pode se perguntar: não é justamente o açúcar que faz deles tão prazerosos de comer?

Para te ajudar a tirar estas dúvidas, desvendamos o mistério por trás destas alternativas saudáveis, confira abaixo.

 

O que pode substituir o sabor do açúcar?

 

Com o avanço da tecnologia no ramo da alimentação, surgiram diversas opções para adoçar de forma mais saudável, conheça algumas delas:

 

Sacarina – É um dos adoçantes mais antigos, foi descoberto no final do século 19. Sua principal característica é a inexistência de calorias em sua composição e também não é metabolizada pelo organismo. Derivada do petróleo, é 300 vezes mais doces que o açúcar normal e é utilizada para adoçar refrigerantes de baixo teor calórico.

 

Asparmate – Foi criado em 1965 e logo foi introduzido pelas empresas na indústria de alimentos. Possui a capacidade de adoçar 200 vezes mais que o açúcar comum. Também é muito utilizado em bebidas por não conter calorias.

 

Eritritol – Diferente das opções anteriores, ele é obtido de compostos naturais através da fermentação da sacarose. É uma das diversas substâncias chamadas de alcoóis do açúcar. Possui 16 vezes menos calorias que o açúcar convencional. 

 

Xilitol – É um adoçante natural encontrado na fibra de alimentos como milho, ameixa e framboesa. Possui 40% menos calorias que a sacarose e possui o mesmo poder adoçante. É indicado por nutricionistas para combater a diabetes e também evita problemas nos dentes, já que não pode ser fermentado pelas bactérias responsáveis pelas cáries.

 

Stevia – Uma planta nativa da América do Sul que tem uma poderosa capacidade adoçante. Adoça de 10 a 15 vezes mais que o açúcar normal. Assim como o Xilitol, inibe a formação de cáries e não altera o nível de açúcar no sangue.

 

Posso comer à vontade esses doces sem açúcar?

 

Não! Embora estas alternativas sejam desenvolvidas para diminuir os males causados pelo açúcar em nosso corpo, eles também devem ser consumidos com cuidado e precaução.

Como diz o ditado: “tudo em excesso faz mal” e nesse caso não é diferente. Os adoçantes artificiais, como a Sacarina e o Asparmate, possuem uma quantidade definida que pode ser ingerida por dia, já que alguns estudos apontam efeitos colaterais ao ingerir em excesso.

Os adoçantes naturais, mesmo sendo mais aceitos entre os nutricionistas, ainda possuem calorias, mesmo em quantidades menores em comparação ao açúcar. A utilização destas substâncias em excesso também pode causar inchaços, diarreias e gases.

Além disso, os substitutos do açúcar são apenas um dos componentes destes alimentos, que podem possuir várias outras substâncias prejudiciais ao seu corpo.

 

Alimentos saudáveis e autocontrole: a chave do sucesso!

 

Não adianta apenas substitui o açúcar, para ter uma vida mais saudável a mudança deve ocorrer dentro de você! Consulte um nutricionista para entender quais as melhores opções para uma dieta balanceada e qual é o melhor adoçante para fazer bem ao seu organismo.

Aqui em nossa loja, você pode encontrar algumas opções de adoçantes para te ajudar. 

Alem de caldas doces, barras de proteína, pastas de amendoim, entre outros. 

 

https://www.nutritionnow.com.br/produto/kit-degustacao-doces-fit/2450888